Folias de Reis movimentam a cidade de Presidente Olegário e município neste sábado dia 05 de Janeiro

O dia 05 de Janeiro é muito comemorado em Presidente Olegário. A data é feriado municipal, e neste dia são realizadas as tradicionais “Festas de Reis”. As festas ou folias de reis acontecem na cidade e na zona rural do município. De acordo com a tradição cristã foi na noite do dia 05 e na madrugada do dia 06 que Jesus recebeu a visita dos três “Reis Magos”. Mas o que vale mesmo é comemorar e manter esta bela tradição, que vem sendo seguida através de gerações.

De acordo com a cultura da região, o ato é uma manifestação de caráter profano-religioso, sendo que a “Folia de Reis” é uma herança dos colonizadores portugueses, ligada ao período das festas natalinas, sendo uma tradição que se mantém viva no município de Presidente Olegário e no Alto Paranaíba. Nas festas além da apresentação das folias e reza do terço são servidos em mesa “farta” almoço (frango, carnes diversas, macarrão, arroz e tutu) e ainda deliciosos doces de vários sabores. Portanto fica o convite para as tradicionais “Festas de Reis”.

As festas acontecem em todo o município, como nas comunidades de Galena, Vargem Grande, Cruzeiro da Prata, Ilha Grande, Pé do Morro, Charco, Onça, e diversos outros locais. Na cidade também acontecem diversas festas. No dia 12 de janeiro será realizada a tradicional festa do Capim Branco.

Foto: Arquivo PO Notícias

LEIA TAMBÉM