FMF divulga tabela do Mineiro 2020; URT estréia fora de casa

A tabela do Campeonato Mineiro 2020 foi divulgada nesta quarta-feira, em um evento na zona mista do Mineirão que reuniu representantes dos 12 clubes participantes do Módulo I. A URT de Patos de Minas estreia fora de casa contra o Coimbra, em Belo Horizonte. O Cruzeiro vai estrear em casa contra o Boa Esporte, no dia 22 de janeiro (quarta-feira), às 20h, assim como o América que pegará a Caldense, no Independência, às 20h30 do mesmo dia. Já o Atlético vai jogar a primeira rodada no Triângulo Mineiro diante do Uberlândia, às 20h também na quarta.

Confira todos os jogos da primeira fase:

Fórmula alterada

No arbitral realizado no fim de outubro, os clubes alteraram a fórmula de disputa do Campeonato Mineiro para 2020. A competição terá 15 datas e voltou a ter o formato de dois anos atrás, com apenas os quatro melhores colocados avançando para as semifinais (com jogos de ida e volta, assim como as finais) e dois rebaixados após turno único de 11 rodadas.

Desta forma, a fase quartas de final deixará de existir. Neste ano e em 2018, oito clubes avançavam após as 11 rodadas da fase de classificação e disputavam um lugar nas semifinais em jogo único. A única vantagem da equipe melhor classificada era jogar em casa. Se houvesse empate no tempo normal, a vaga seria decidida nos pênaltis.

Outra novidade para 2020 é a criação de dois torneios para os clubes que não avançarem para as semifinais. O primeiro é o Troféu Inconfidência, que será disputado pelos clubes que terminarem a fase de classificação do 5º ao 8º lugares em formato de mata-mata. O quinto enfrenta o oitavo e o sexto pega o sétimo, com semifinais e final. O vencedor pode ter uma vaga na Copa do Brasil de 2021 e jogará a Recopa contra o melhor classificado geral do interior, após o fim do Campeonato Mineiro.

Assim como foi feito neste ano, o árbitro de vídeo será utilizado apenas nas semifinais e na final.

Também ficou definido que o jogador que atuar por uma equipe não poderá defender outro clube durante o campeonato. Não há limite para o número de atletas inscritos no Estadual, assim como data-limite para a inscrição de jogadores, ou seja, os clubes poderão contratar um atleta apenas para a disputa da final.

A partir das semifinais do Mineiro, os estádios terão que ter capacidade mínima de 10 mil lugares. O limite não vale para o Troféu Inconfidência.

A final do Campeonato Mineiro ocorrerá no dia 26 de abril. Não haverá jogos no fim de semana do carnaval, dias 22 e 23 de fevereiro.

Fonte:Itatiaia

LEIA TAMBÉM