Famílias que não estiverem cadastradas no Cadastro Único do Governo Federal poderão deixar de receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Todos os idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem estar inscritos no Cadastro Único até 31 de dezembro de 2017, após a data, famílias que não estiverem cadastradas poderão deixar de receber o benefício.

Segundo o Secretário Municipal de Assistência Social, Cesar Araujo, para fazer o cadastramento no Município de Presidente Olegário, o próprio idoso ou responsável familiar com mais de 16 anos que mora na mesma casa em que vive o beneficiário, deve o mais rápido possível, procurar a Secretaria de Assistência Social, na Praça Afonso de Sá, nº 10, Centro, ponto de referência prédio da antiga Prefeitura, portando o máximo de documentação do beneficiário e das pessoas que morar com ele, especialmente o CPF de todos.

O Secretário lembra ainda que a prioridade agora são os idosos, pois o cidadão com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, que recebe o benefício, tem ainda até 2018 para se cadastrar.

A inscrição no Cadastro Único também permite que o beneficiário tenha acesso a outros programas sociais, como a Tarifa Social de Energia Elétrica e a Carteira do Idoso, entre outros.

Famílias de beneficiários do BPC já inscritas no Cadastro Único devem atualizar dados sempre que houver modificações, como mudança de endereço, alteração na composição familiar, ou, ainda, no prazo máximo de até dois anos, pois a desatualização do cadastro poderá levar à suspensão do benefício.

O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou ao cidadão com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

Para maiores informações, ligue para o Ministério do Desenvolvimento Social – 0800 707 2003 ou para a Secretaria Municipal de Assistência Social – (34) 3811-1032.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Desenvolvimento Social.

LEIA TAMBÉM