Família doa órgãos e Patos de Minas tem a primeira captação de coração e outros órgãos do ano

A família de um jovem vítima de um grave acidente em São Gotardo praticou um gesto de nobre solidariedade nesta quinta-feira (18). A família de Carlos Alberto de Araújo Filho, 29 anos, doou todos os órgãos do jovem. A doação mobilizou profissionais de várias áreas para fazer a captação e um avião de Belo Horizonte veio até Patos de Minas para fazer o transporte.

O avião do Governo Estadual aterrissou no aeroporto municipal por volta das 15h00. Depois disso, começou uma luta contra o tempo. A Polícia Militar foi acionada e fechou o trânsito para reduzir o tempo da locomoção. Médicos do Hospital das Clínicas e da Santa Casa, ambos de Belo Horizonte, foram escoltados até o Hospital Regional.

O trabalho durou cerca de 3 horas. Os profissionais captaram tanto o coração que é o mais sensível podendo ficar poucas horas fora do corpo bem como rins, fígado e córneas. Os órgãos foram transportados para Belo Horizonte em caixas térmicas com gelo. A bela atitude da família serve de exemplo. Mesmo enlutada pela perda do familiar, ajudará diversas pessoas.

E essa solidariedade precisa ser mais difundida. Estimativa atual mostra que 32 mil pessoas estão à espera de um transplante de órgãos no Brasil. Dados recentes também informam que há somente 36,6 possíveis doadores para cada 1 milhão de pessoas, mas o número de pacientes que realmente tiveram seus órgãos doados foi de 16,2 a cada 1 milhão de pessoas. Muitas pessoas acabam perdendo a vida por falta da doação. Nesse caso, a família ajudou a melhorar estes números e ajudar vários desconhecidos que sonham em continuar vivendo.

Fonte: Patos Hoje

LEIA TAMBÉM