Falta um dia para o Enem 2016: o que fazer na véspera da prova

A edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa neste sábado (05/11), às 13h (horário oficial de Brasília). Os candidatos inscritos no exame terão um total de dez horas de provas em dois dias e, por isso, a recomendação dos professores para a véspera é uma só: relaxar.

Como não há tempo suficiente para aprender conteúdos novos e nem revisar tudo o que já foi aprendido em um dia só, o indicado é usar esta sexta-feira (4) para tentar se distrair para descansar o corpo e o cérebro.
Os professores, porém, lembram que algumas atividades de lazer devem ser evitadas nesta sexta, para não provocar prejuízos no dia seguinte. Consumir bebidas alcoólicas e dormir muito tarde são duas delas.  A primeira dica é dormir bem, para evitar o cansaço durante as provas.
Listamos atividades que não são recomendadas:

•    Estudar: Na véspera do Enem, a hora é de estar tranquilo. “O aluno pode não lembrar de algum conteúdo estudado, mas ele está lá, só esperando para ser acionado.”

•    Ficar em casa entediado: “Isso pode aumentar a ansiedade em relação a prova do Enem. A dica é sair com os amigos para um bate bapo descontraído, mas sem excessos”.

•    Consumir bebida alcoólica: os efeitos no dia seguinte afetam o desempenho nas provas.

•    Ingerir alimentos diferentes: “Por exemplo, não invente de comer feijoada na noite anterior. Além de ser uma comida pesada, pode dar indigestão e na hora da prova ficar indisposto.”

•    Praticar esportes antes de dormir: “Se pratica esporte ou tem o costume de ir à academia, evite essa prática antes de dormir. Na hora da prova você pode sentir-se cansado.”.

Neste sábado e domingo, os candidatos devem chegar cedo ao local da prova, mas não muito. O ideal é chegar uma hora antes. Assim, haverá tempo de se acomodar em um lugar arejado e fresco da sala, ir ao banheiro, lavar o rosto e se preparar bem.

 

Publicado em:04/11/2016
Autor:Hamilton Amorim

Compartilhe:

     



     
NOTICIAS - ESPORTES - POLICIAL - POLTICA  
Todos os direitos reservados a P.O Notícias - 2016