Estudantes do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba conhecem os processos de tratamento de água em Presidente Olegário e região

Educação ambiental é um dos pilares para a promoção de atitudes sustentáveis e preservação dos recursos hídricos. Foi com este objetivo, que a Copasa, em 2019, por meio do Programa Chuá Socioambiental, recebeu nas Estações de Tratamento de Água (ETA) de oito municípios do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, cerca de três mil alunos de escolas públicas e particulares. Os estudantes conheceram os processos do tratamento de água e entenderam como que atitudes simples e individuais podem contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente.

As visitas foram realizadas nas ETAs de Presidente Olegário, Carmo do Paranaíba, Cascalho Rico, Estrela do Sul, Guimarânia, Indianópolis, Patos de Minas e São Gonçalo do Abaeté.

A professora de Ciências da Escola Municipal Delfim Moreira, do distrito de Lenhosos, em Patos de Minas, Carmélia Maria da Silva, acompanhou 50 alunos do sexto ano até a ETA da cidade. Para ela, conhecer os processos do tratamento de água, assim como compreender a importância da adoção de atitudes sustentáveis é fundamental para a manutenção da quantidade de água necessária para nossa sobrevivência. “Foi muito bom ver como os próprios alunos exemplificaram a necessidade de preservação das nascentes localizadas nas fazendas onde moram”, destacou.

Daniel Rabelo, assistente socioambiental da Copasa na Gerência Regional Patos de Minas, também considera que o projeto contribui para a formação de uma geração mais consciente sobre a preservação da natureza. “Percebemos que, ao debater e esclarecer a ligação entre meio ambiente e o funcionamento do saneamento, conseguimos ampliar a consciência ambiental das crianças e adolescentes. Em 2020, também receberemos estudantes, aumentando ainda mais o alcance do projeto”, ressaltou.

Programa Chuá

Desde 1986, a Copasa, por meio do Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental, promove a educação e conscientização ambiental para mais de 2,4 milhões de estudantes visitaram as ETAs em cerca de 300 municípios, em Minas Gerais, buscando a formação de cidadãos comprometidos com o meio ambiente.

A Companhia, por meio do projeto, promove palestras e visitas às estações de tratamento de água e de esgoto em todo o estado envolvendo os estudantes em atividades e práticas sustentáveis.

Fonte: Copasa – Assessoria de Imprensa

LEIA TAMBÉM