Encontro leva novidades do Senar a mobilizadores da Regional de Patos de Minas

Patos de Minas sediou na última semana o Encontro com Mobilizadores, que reuniu representantes de 31 entidades cooperadas do Senar Minas no Alto Paranaíba e Noroeste mineiro.

Durante dois dias, os mobilizadores conheceram as grandes mudanças no Sistema Faemg/Senar previstas para 2019, como as modificações nos cursos e treinamentos e a ampliação dos Programas Especiais e do Programa ATeG (Assistência Técnica e Gerencial). O encontro foi conduzido por Mírian Rocha, assessora pedagógica, Sérgio de Carvalho Coelho, gerente regional em Patos de Minas, Isaías Claudiano, analista em arrecadação, e Wilson Moura, consultor do Sistema FAEMG.

“O encontro foi uma oportunidade única para reunir as entidades parceiras, e aqui em nossa Regional, tivemos a presença de 96% delas. É importante ter todos juntos participando efetivamente dessa nova fase do Senar Minas, que permanecerá ofertando os cursos e treinamentos, mas que vem trazendo muitas novidades neste ano, como a ampliação do ATeG, que vai envolver 21 cidades da Regional, em quatro cadeias produtivas: avicultura, bovinocultura de leite, cafeicultura e piscicultura”, comemorou Sérgio de Carvalho Coelho.

“Cada região tem uma característica. Aqui em Patos de Minas, eu achei os mobilizadores muito concentrados e interessados, então acredito que todos vão encarar as mudanças, as novas diretrizes do Senar, de maneira positiva”, comentou Mírian Rocha.

No encontro, também foram discutidas as questões de arrecadação que estão relacionadas ao Senar e as diversas mudanças na legislação previdenciária e fiscal no setor rural. “Nosso objetivo foi instruir os mobilizadores para que eles nos ajudem acompanhando a arrecadação do Senar, saber pra quem o produtor rural comercializa sua produção, e de igual modo, se as contribuições estão chegando ao Senar”, comentou o analista em arrecadação do Sistema, Isaías Claudiano.

Comentários

Iolanda Araújo, mobilizadora de Presidente Olegário
“Além de encontrar com todos os colegas, que é muito bacana, a gente entendeu as mudanças e estamos levando uma bagagem nova para nossa cidade, com a esperança de que o Senar vai ser ainda melhor nos próximos anos. O que estou levando de mais interessante são os novos programas, especialmente o ATeG, que dará aos produtores rurais o que mais precisam: assistência técnica e gerencial”.

Marcos Paulino, mobilizador de Lagoa Grande
“O encontro foi bem esclarecedor. Estamos prontos para colocar as mudanças propostas pelo Senar em prática”.

Marcos Rodrigues, mobilizador de Abaeté
“Como sou novato no Senar, foi meu primeiro momento de interação com a regional. Pude trocar ideias com os que já fazem a mobilização há muito tempo. Vi muito profissionalismo no Sistema e estou levando muita bagagem para a minha região”.

Mírian Raposo, mobilizadora de Luz
“Eu acho que é um novo momento do Brasil, de Minas, e do Senar. Temos que estar sempre preparados para mudanças. Elas assustam um pouco por ter que sair de uma zona de conforto, mas temos que priorizar o produtor rural e fazer esse dinheiro chegar a quem realmente é contribuinte. Estou saindo do encontro renovada, percebo que o mobilizador tem agora um novo olhar, e acredito que o reconhecimento dele dentro dessa cadeia será maior”.

Reinaldo Tavares, mobilizador de Guarda Mor
“A mudança é sempre necessária, o mundo não vai parar. Então, o Senar está evoluindo e nós temos que evoluir junto. Foi muito importante o encontro para nos deixar a par de tudo”.

 

LEIA TAMBÉM