Eleição para autodefensores da Apae de Presidente Olegário será em novembro

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) promove no dia 11 de novembro, a eleição para a escolha do casal de autodefensores que irá representar a instituição no triênio 2020-2022. A votação será das 08h às 15h. Na referida data será eleito ainda o casal suplente.

O casal eleito têm a incumbência de defender os direitos dos demais colegas, participar da reunião de diretoria, discursar em solenidades, encontros da Federação, e trocar experiências com os colegas de outras entidades buscando o aperfeiçoamento do cargo. Concorrem ao cargo os casais: Thiago e Franciele, Wellington e Maria José.

O programa Auto Gestão, auto defesa e família exerce um papel de extrema importância dentro das Apaes do Estado de Minas Gerais, foi iniciado no ano 2000 na cidade de Uberaba durante o I Fórum de Autodefensores, paralelo a promoção do Congresso Estadual das Apaes de Minas Gerais.

A auto gestão é necessária a vida de todas as pessoas, tenham elas deficiência ou não. A Auto gestão permite que uma pessoa possa gerenciar todos os aspectos de sua vida desde as habilidades básicas de alimentação, auto cuidado, vestuário até a ampla defesa de seus direitos (auto defesa).

A auto defesa é a etapa final da auto gestão e permite ao cidadão a defesa dos seus direitos gerais e específicos e ainda a defesa dos direitos dos grupos aos quais representa. Sendo assim, dentre os dois casais que estão concorrendo, um será eleito para representar os direitos de todas às pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Tem direito ao voto todos os assistidos da Apae com deficiência e idade acima de 16 anos. A divulgação do resultado do casal eleito se dará logo após o encerramento da votação.

LEIA TAMBÉM