“Dia D” de vacinação contra sarampo acontece neste sábado (19) em Presidente Olegário

O “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo vai acontecer neste sábado (19/10), em Presidente Olegário. Uma boa oportunidade para que os pais verifiquem e coloquem o cartão de vacinas dos filhos em dia.

A vacinação ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Andorinhas, Planalto e centro no Bilé Godinho, das 8h às 16h, inclusive no Distrito de São Pedro da Ponte Firme. A iniciativa visa ampliar a adesão à Campanha em curso em todo o Estado, que vai até 25 de outubro.

A imunização é destinada a crianças a partir de 6 meses e com menos de 5 anos, considerada mais vulnerável a apresentar complicações pela doença. O público-alvo da campanha deve ser levado as Unidades Básicas de Saúde, preferencialmente com a carteirinha de vacinação e do SUS, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose.

A vacina é contraindicada para bebês com menos de 6 meses. A recomendação para os pais e responsáveis por crianças nessa faixa etária é evitar exposição a aglomerações, manter higienização adequada, ventilação adequada de ambientes, e sobretudo que procurem imediatamente um serviço de saúde diante de qualquer sintoma da doença, como manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal. Somente um profissional de saúde poderá avaliar e dar as recomendações necessárias.

Outros públicos

A campanha também terá uma segunda fase, neste ano. Será focada em jovens de 20 a 29 anos e acontecerá entre os dias 18 e 30 de novembro, quando acontecerá outro “Dia D”. Esse grupo poderá receber a dose da tríplice ou da dupla viral (sarampo e rubéola), conforme a indicação do profissional de saúde.

LEIA TAMBÉM