Deficiente auditivo de Lagoa Formosa é vítima de estelionatário em agência bancária e perde 2 mil reais

Desta vez o golpista agiu em Lagoa Formosa. A maneira de aplicar a ação criminosa aconteceu da mesma forma que ocorreu em Carmo do Paranaíba há poucos dias. O bandido pede para a vítima o cartão de débito ou crédito por algum motivo, ou se passando por um representante da agência, e em seguida de uma maneira ou de outra, acaba conseguindo a senha e realiza vários saques na conta do cliente. Mesmo o fato tendo acontecido no último sábado (26), o caso só foi registrado na Polícia Militar nesta segunda (28). A vítima é um aposentado deficiente auditivo.

De acordo com o boletim de ocorrências, o fato aconteceu por voltas das 17h20, quando a vítima teria ido até a agência do Banco do Brasil e realizado um saque em um caixa eletrônico. Quando se preparava para deixar o local, apareceu um indivíduo com um extrato (informe) em mãos dizendo que o papel havia saído da máquina, e que o mesmo solicitava que o aposentado fizesse o recadastramento de senha e atualizasse dados. Aproveitando da simplicidade da vítima, que inclusive é deficiente auditiva, o autor ofereceu ajuda ao idoso para realizar os trabalhos.

Em seguida, sem desconfiar que se tratava de um golpe, a vítima repassou para o estelionatário o cartão, as senhas, identidade e CPF. Algum tempo depois ele recebe os documentos, o cartão e um extrato. Neste momento, o aposentado de 52 anos saiu da agencia e foi para sua residência. Em casa ele relatou o ocorrido para outra pessoa, que pediu para ver o cartão. Ao verificar o objeto ficou constatado que o cartão de crédito tinha sido trocado. O nome do titular era outro, assim como a agência e conta.

Imediatamente a vítima com a ajuda de terceiros ligou na central de atendimento ao consumidor do Banco do Brasil e pediu para bloquear o cartão. Mas como era final de semana, somente nesta segunda-feira (28) é que o aposentado conseguiu ir até a agência. Em conversa com funcionários do Banco do Brasil, o homem de 52 anos teve a infeliz surpresa de ser informado que haviam sido feitas várias transferências e saques na conta dele.

O estelionatário chegou a pagar IPVA, taxas de licenciamento e multas de um veículo de placa ALH 1125 usando o cartão da vítima. O indivíduo também fez uma transação de transferência de mil reais, para uma conta de número 17.914-0 do Banco do Brasil em nome de André Luiz C. Vasconcelos. O golpista ainda sacou 500 reais em um caixa eletrônico 24 horas. No total, o bandido levou do deficiente auditivo a quantia de R$1.966,00. A vítima relatou que o suspeito sabe algumas palavras da linguagem de libras, o que acabou facilitando o diálogo entre ambos. O aposentado ressaltou também que não tem lembranças das características físicas do autor.

Matéria: Vanderlei Gontijo

LEIA TAMBÉM