Curso de Recuperação e Proteção de Nascentes é realizado com sucesso na comunidade de Bela Vista

Foi realizado com sucesso o Curso de Trabalhadores Florestais Polivalentes / Recuperação e Proteção de Nascentes na comunidade de Bela Vista, no município de Presidente Olegário. A iniciativa do curso foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MG), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais.

O evento reuniu 13 participantes na propriedade rural do senhor Francisco. Com 24 horas-aula, o curso foi ministrado pelo instrutor Marco Túlio, sendo resultado da parceria entre o Senar Minas e o Sindicato dos Produtores Rurais de Presidente Olegário. A vazão inicial da nascente era de 432 litros por dia, após a recuperação passou para 1.211 litros por dia.

Um dos objetivos da iniciativa foi de sensibilizar a população rural quanto aos benefícios da implementação de processos de proteção de nascentes e tratamento contínuo da água captada, além de colocar em pauta outros assuntos pertinentes, relacionados à preservação de nascentes. A responsável pela mobilização do evento foi Iolanda Araújo funcionária do Sindicato Rural.

A empolgação com o curso foi tanta que os alunos se comprometeram a recuperar outras nascentes. Para a aluna Valdirene o curso foi bastante produtivo. “ Foi fascinante aprender e ver a água brotando de uma nascente antes assoreada. Quero botar em prática o que aprendi e recuperar outras nascentes” destacou a aluna.

Participaram do curso os alunos: Mariza, Maria José, Valdirene, Mykaelle, Rayssa, Maria Ivete, Sebastiana, Sebastião, Ana, Stefane, Maria Vani, Zaina e Rafael. Os cursos do SENAR são gratuitos e é sempre realizado em parceria com o Sindicato Rural de Presidente Olegário.

LEIA TAMBÉM