Cozinheiras de escola de Carmo do Paranaíba criam caderninho de receitas após curso de produção artesanal de alimentos

O caderninho de receitas virou item permanente da cozinha da Escola Estadual Antônio Atanásio, em Quintinos, distrito de Carmo do Paranaíba, na região do Alto Paranaíba. São aproximadamente 30 receitas de biscoitos, bolos, pães, pudins, rocamboles e roscas. O caderninho contém os ingredientes, o modo de preparo e até fotos dos pratos prontos para servir.

É de dar água na boca só de ver. Dos tradicionais bolo de fubá e pão de queijo aos inusitados bolo de abóbora e pudim de abóbora com calda de chocolate. Tudo isso vai entrar no cardápio da merenda escolar a partir de agora, após as cozinheiras participarem do curso de Produção Artesanal de Alimentos do Sistema Faemg / Senar Minas.

As aulas foram ministradas pela instrutora Maria Mirtes Magalhães. “Neste curso, além de executar as receitas, trabalhamos o valor nutricional dos alimentos, a seleção de matéria-prima, o armazenamento, a higienização e organização do ambiente”, detalha.

O diretor da escola, Paulo César Silvano, que também participou do curso, agradeceu ao Senar Minas e à CARPEC (Cooperativa Agropecuária de Carmo do Paranaíba), parceira na promoção do treinamento, pelo aprendizado. “São novos conhecimentos que vão agregar para todos da escola. É da cozinha que vem a nutrição dos alunos, aluno mal alimentado não aprende. Nossas cozinheiras sabem desta missão e agora vão cumprir de forma ainda melhor. Os alunos certamente vão se deliciar”, diz.

Matéria: Elcio Fonseca Chaves Júnior
Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas

LEIA TAMBÉM