Com entrega da Comenda e distribuição do bolo Lagoa Formosa comemora seus 56 anos

A cidade de Lagoa Formosa completou nesta sexta-feira (01/03) seus 56 anos de emancipação política e administrativo. Para comemorar seu aniversário foi preparada pela prefeitura municipal uma programação especial. As atrações começaram às 07h00 da manhã com celebração de Santa Missa em ação de graças na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade. Já a partir das 08h30 foi realizado Ato Cívico Cultural e Recreativo, que aconteceu no Parque de Exposições Lázaro Caixeta Mundim, no Bairro Bom Retiro.

Um dos momentos mais esperados das comemorações foi a entrega da Comenda Prefeito Zico Carneiro. Neste ano foram homenageados Célio Moreira da Fonseca, Francisca Garcia de Azevedo Pinto (Dona Chiquinha), José Wilson Amorim (Zé Amorim), Maria Caixeta Reis, Maria Imaculada do Nascimento (Maria do Criôlo do Quim) e Pedro Luiz de Avelar (Pedrinho do Sergio). Ainda no parque teve a entregue do bolo de aniversario aos presentes. Já no centro da cidade ocorreu a tradicional pesca na lagoa.

O evento que homenageou uma das mais queridas cidades do Alto Paranaíba, ainda contou com participação de centenas de pessoas, incluindo inúmeras autoridades civis e militares. Estiveram presentes na comemoração, o prefeito municipal João Martins de Paula (Corete), o vice Acir Braga, o Presidente da Câmara dos Vereadores Rodrigo de Lima Braga (pexe) e demais vereadores, o Tenente da Polícia Milita Vanderlei Alves, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, José Alencar Garcia (bozó) e a secretária de Educação, Ilma Marques, entre outras.

HISTÓRIA DA CIDADE

Lagoa Formosa, antigo distrito criado em 1880 e subordinado ao município de Patos de Minas, foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 2764, de 30 de dezembro de 1962. Por volta de 1771, tropeiros que moravam na Fazenda Catiguá (hoje Patrocínio), saiam explorando os cerrados até a cidade de Paracatu. Numa destas explorações, já cansados de tanto andar, resolveram acampar a beira de uma lagoa. Como o local tinha terras férteis e eram plausíveis de moradia, muitos se fixaram no local e denominaram de “Lagoa dos Tropeiros”, este sendo então o primeiro nome de Lagoa Formosa. Os moradores da localidade de Lagoa dos Tropeiros se mostraram bastante fiéis a Nossa Senhora da Piedade, realizavam novenas em suas casas, e devido ao aumento no número de fiéis, resolvera-se então em 1856 erguer uma igreja em homenagem a padroeira do local.

Devido a padroeira, Nossa Senhora da Piedade, em 1858, a lei nº: 878 criava o Distrito de Nossa Senhora da Piedade. O distrito de Nossa Senhora da Piedade, vinha tendo um alto crescimento, até que em 1938, a lei de nº: 148 mudou a denominação do Distrito para Lagoa Formosa, pertencente na época a Patos de Minas. A lei que tornou o distrito de Lagoa Formosa em Município de Lagoa Formosa, fora assinada em 1962, mas apenas em 1º de março de 1963, aconteceu à instalação sob a intendência do Sr. Leôncio Nunes Álvares. O primeiro prefeito do então município foi eleito em 1º de Setembro de 1963, sendo este o Sr. Geraldo Mundim dos Reis.

Matéria: Vanderlei Gontijo

COMPARTILHAR