Centenas de pessoas participam da encenação da Paixão e Morte de Cristo em Presidente Olegário

Centenas de fiéis, como acontecem todos os anos, acompanharam a celebração de Sexta-Feira Santa na cidade de Presidente Olegário. A estrutura foi montada na rua em frente à Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, especialmente para a “Encenação da Paixão e morte de Cristo”. A organização e apresentação ficou a cargo dos jovens do EAC, EJC e Gosma.

O Pároco da cidade, Marino Santos, foi responsável pela celebração que teve início às 19h00. Após o início da pregação falando sobre a morte e ressureição de Jesus Cristo, teve início a encenação que atraiu a atenção de todos os presentes. Dezenas de atores representaram o calvário de Jesus no dia de sua morte na cruz. Em seguida houve a tradicional procissão que percorreu várias ruas do centro da cidade.

Os jovens do EAC, EJC e Gosma, ligados à Paróquia de Santa Rita de Cássia, foram os responsáveis por realizarem a encenação da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo durante a Via Sacra. Já a comunidade religiosa se reuniu em grande número para participar do ato de fé e adoração que tem como objetivo lembrar o sofrimento passado por Jesus para salvar e redimir os pecados da humanidade. O evento contou com a participação de centenas de pessoas que acompanharam atentamente o trabalho dos jovens atores.

Durante aproximadamente 40 minutos, o público presente a acompanhou a encenação nos cenários que foram montados especialmente para a realização da demonstração. O trabalho reuniu dezenas de atores, que foram divididos em segmentos que lembram o calvário sofrido por Jesus Cristo e narrado pela Bíblia. Em cada cena uma emoção, os fatos foram retratados com riquezas de detalhes. Muitos que lá estiveram se emocionaram, e ao final da apresentação todos aplaudiram o brilhante desempenho de todos que participaram das canas.

A Sexta-Feira Santa, ou ‘Sexta-Feira da Paixão’, é a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultamento de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos. Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.

Confira a Programação da Semana Santa da Paróquia de Santa Rita de Cássia de Presidente Olegário:

20/04 – Sábado Santo
Durante o Sábado Santo a Igreja permanece junto do sepulcro do Senhor, meditando a sua paixão e morte, a sua descida aos infernos, e esperando na oração e no jejum a sua ressurreição,
20h – Solene Celebração da Vigília Pascal.

21/04 – Domingo de Páscoa
Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo!
05h30 – Missa na Igreja Matriz – Procissão da Ressurreição (trazer flores). Missa da Páscoa.
09h30 – Missa na Igreja Matriz. Páscoa das Crianças.
19h – Missa na Igreja Matriz – Encerramento das Celebrações da Semana Santa.

Fotos: André Mendonça

LEIA TAMBÉM