Carreiros participam do 18º Encontro de Carros de Bois no Distrito de Monjolinho

Tradição, cultura, amor e muita paixão, assim que foi realizado no início da tarde deste sábado (20/01), no Distrito de Monjolinho de Minas, o tradicional Encontro Regional de Carros de Bois. O desfile teve início por volta das 13h00 e contou com a participação de 76 carros e de aproximadamente mil bois. Carreiros e candeeiros de toda região do Alto Paranaíba estiveram presentes no evento. Uma grande festa foi preparada para receber Lagoenses e visitantes. O evento faz parte das comemorações da festa em Louvor a São Sebastião que se encerra no domingo (21).

Durante 03 dias carreiros de várias partes da região se reuniram para reviver uma cultura que é passada de pais para filhos, de avôs para netos e até mesmo bisnetos. A festa termina neste domingo (21/01). Na programação ainda está a realização de cavalgada e shows artísticos. Participaram do desfile carros de bois dos municípios de Lagamar, Coromandel, Guimarânia, Varjão de Minas, Patos de Minas, Presidente Olegário e Lagoa Formosa. O evento contou com a presença do deputado federal Uellinton Prado, do presidente da Câmara Municipal “Nelinho”, do prefeito João Martins de Paula “Corete” e dos vereadores “Tino Coronha”, “Zá”, Helen Cassia, “Zaria” e Rodrigo “Pexe”, além de outras autoridades.

Nem mesmo o sol forte e o imenso calor tirou a animação dos moradores e visitante que se reuniram em frente à barraca que fica na Praça da Igreja de São Sebastião para acompanhar o trajeto dos carreiros. Os carros de bois estavam desde a tarde de sexta (19) concentrados em uma fazenda que fica próxima ao Distrito de Monjolinho, esperando o momento da apresentação. A dupla Tião Tavares e Léo e Geraldo Viola, animavam os presentes que se aguardavam desde o início da manhã no local. Logo após o almoço os carros de bois desfilaram pelas principais Ruas do arraial. Todos os carros levavam pessoas da família dos carreiros ou amigos, que com muita alegria mostravam todo contentamento em participar do evento que resgata a cultura brasileira.

A festa teve início no dia 12 Janeiro. Na quinta (17) aconteceu a recepção do encontro dos carreiros no salão comunitário de “Meirim”. Já na sexta (22) na parte da manhã os carreiros saíram em carreata até uma fazenda que fica na região conhecida como “cabeceira do Monjolinho”, onde permaneceram até o início desta manhã (20). Aconteceram shows com duplas regionais, entre elas Tião Tavares e Léo, Banda Ultrabase, Conexão Sertaneja, Remelexo Bom Demais e a Banda Caipira Country. Já no domingo (21/01) será realizado missa em Louvor a São Sebastião e procissão de encerramento. A festa comemora em 2018 os seus 70 anos de existência e faz parte da cultura do povo de Monjolinho.

Matéria: Vanderlei Gontijo

LEIA TAMBÉM