Carreiros e candeeiros de Presidente Olegário seguem com destino ao Santuário de Andrequicé

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (07/08) a saída dos carros de boi Presidente Olegário para o Santuário de Andrequicé. A carreata tem previsão de durar 3 dias e conta com a participação de 11 carros de bois e dezenas de devotos que se agregam ao grupo pelo caminho.

A comitiva de carro de boi já é uma tradição passada de geração para geração há mais de 130 anos. A carreata vai pernoitar nesta primeira noite às margens do Rio da Prata “Ponte da Prata”. Seguem viagem na quinta-feira(08), o pouso será no Balsamo também as margens do Rio da Prata, a chegada da comitiva no Santuário de Andrequicé está programada para sexta-feira (09). O trajeto é grande, e requer boas condições físicas e preparação para conseguir chegar tranquilamente ao destino final, Andrequicé.

O Carro de boi é um dos mais primitivos e simples meios de transporte, ainda em uso nos meios rurais, utilizado para o transporte de cargas (produtos agrícolas) e pessoas. Introduzido no Brasil pelos colonizadores portugueses, o carro de boi difundiu-se por todo o país, existindo ainda no meio rural nordestino. O carro de boi foi um dos principais meios de transporte utilizados para transportar a produção das fazendas para as cidades, mas ainda é utilizado em algumas regiões do país.

Fotos:André Mendonça e Luiz André Amaral

COMPARTILHAR