CAPS de Presidente Olegário comemora o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Neste sábado, 18 de maio, comemora-se o Dia da Luta Antimanicomial, que se caracteriza pela luta dos direitos das pessoas com sofrimento mental. O movimento surgiu em 1987, durante o II Congresso de Trabalhadores da Saúde Mental, quando profissionais da área se mobilizaram para protestar contra os métodos desumanos e cruéis utilizados com os usuários do sistema de saúde mental.

Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. Em Presidente Olegário, desde o dia 14 de maio, diversos eventos foram realizados para lembrar que as pessoas com sofrimento mental tem o direito fundamental a liberdade.

Segundo informações da coordenadora do CAPS Júlian Gonçalves, o movimento foi realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), com apoio da Secretaria Municipal da Saúde e vários parceiros, com diversas atividades como atividades externas com os usuários do serviço, palestra e forró em parceria com o NASF, Recanto Dona Tininha e APAE.

Para Júlian, a data deve ser comemorada para que todos se lembrem, das lutas diárias que os pacientes com transtornos mentais sofrem. “São lutas diárias e temos que buscar novas formas de enfrentamento, sempre com respeito a liberdade, prevalecendo o direito a participação e a convivência social.

LEIA TAMBÉM