Campeonato Mineiro ganha novo formato e terá disputa das quartas de final em 2018

O Conselho Técnico da Federação Mineira de Futebol se reuniu nesta segunda-feira (30) e definiu um novo formato de disputa para o ano de 2018. Haverá agora a disputa das quartas de final, para esta fase se classificam 8 equipes. O Campeonato Mineiro de Futebol começa no dia 17 de janeiro e vai até o dia 8 de abril.

Foram oito temporadas, com a fórmula antiga, em que os clubes jogavam entre si em turno único, com os quatro melhores classificados garantindo vaga na semifinal e os dois piores sendo rebaixados. Em 2018, os organizadores decidiram incluir a fase de quartas de final, em que classificam-se os oito primeiro colocados, estabelecendo os seguintes confrontos: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e o 4º x 5º. Os vencedores passarão para as semifinais.

Nas quartas de final, os clubes se enfrentam em partida única realizada na casa da equipe com melhor campanha. A renda será dividida e, em caso de empate no tempo normal, a decisão da vaga acontece nas cobranças de penalidades. A semifinal e final continuam sendo realizadas em dois jogos. Se dois clubes do interior forem eliminados na semifinal, eles farão dois jogos para se definir o campeão do interior.

Haverá onze jogos na fase classificatória, um nas quartas de final, dois na semifinal e dois na final. Atlético, Cruzeiro e América foram contra a classificação de 8 equipes, mas os clubes do interior se uniram e aprovaram o formato. Semifinais e finais continuam do mesmo jeito. Time de melhor campanha tem vantagem de 2 resultados iguais.

Ainda não foi definida a tabela de jogos. A URT segue se preparando para formar mais uma vez uma equipe forte para lutar pelo título. A maioria do plantel que disputará o Mineiro 2018 já foi contratada pelo clube. O Trovão Azul se tornou neste ano o Bicampeão Mineiro do Interior e a torcida segue confiante para fazer bonito também no próximo ano.

Fonte: Patos Hoje

LEIA TAMBÉM