Campeonato Mineiro 2020 volta a ter só quatro classificados; Troféu Inconfidência e Recopa são novidades

Em reunião na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF), nesta terça-feira (29/10), os 12 clubes do Módulo I definiram que a fórmula de disputa do Campeonato Mineiro de 2020, que terá 15 datas. A competição voltou a ter o formato de dois anos atrás, com apenas os quatro melhores colocados avançando para as semifinais (com jogos de ida e volta, assim como as finais) após turno único de 11 rodadas.

Desta forma, a fase quartas de final deixa de existir. Neste ano e em 2018, oito clubes avançavam após as 11 rodadas da fase de classificação e disputavam um lugar nas semifinais em jogo único. A única vantagem da equipe melhor classificada era jogar em casa. Se houvesse empate no tempo normal, a vaga seria decidida nos pênaltis.

Outra novidade para 2020 é a criação de dois torneios para os clubes que não avançarem para as semifinais. O Troféu Inconfidência, que será disputado pelos clubes que terminarem a fase de classificação do 5º ao 8º lugares. O vencedor jogará a Recopa após o fim do Campeonato Mineiro contra o melhor classificado geral do interior.

O Campeonato Mineiro começará no dia 22 de janeiro (quarta-feira) e não terá jogos no sábado de carnaval, dia 22 de fevereiro.

Também ficou definido que o jogador que atuar por uma equipe não poderá defender outro clube durante o campeonato.

Campeão do Módulo II deste ano, o Coimbra mandará seus jogos na Arena Independência. Em 2019, o clube sediado em Contagem jogou suas partidas na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Os 12 clubes que disputarão o Módulo I do Campeonato Mineiro 2020 são: América, Atlético, Boa Esporte, Caldense, Coimbra (campeão do Módulo II), Cruzeiro, Patrocinense, Tombense, Tupynambás, Uberlândia (vice-campeão do Módulo II), URT e Villa Nova.

Confira o que ficou definido para o Campeonato Mineiro 2020:

– 15 datas (início no dia 22 de janeiro – não haverá rodada no sábado de carnaval, dia 22 de fevereiro)
– Turno único em 11 rodadas
– 4 classificados
– Semifinal e final disputadas em jogos de ida e volta
– Troféu Inconfidência – disputado do 5º ao 8º colocados na fase de classificação
– Recopa – entre o melhor classificado geral do interior e o campeão do Troféu Inconfidência (disputado após o Mineiro)
– jogador que atuar por uma equipe não poderá defender outro clube durante o campeonato

Fonte:Rádio Itatiaia

LEIA TAMBÉM