Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite acontece em agosto

A campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite deve começar em 6 de agosto, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Crianças de 1 a 4 anos vão poder ser vacinadas nas unidades de saúde de todo o estado até o dia 31 de agosto.

A estimativa é que 11 milhões crianças recebam as doses das vacinas em todo o país. O dia ‘D’ de vacinação para crianças será em 18 de agosto, em todas as unidades de saúde do estado.

A vacina só é contraindicada em casos de gripe muito forte e febre alta; crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida; neoplasia maligna; e que estão em tratamento com uso de corticoides em doses elevadas ou quimioterapia e radioterapia.

Lembramos ainda que a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) deve ser aplicada em 2 doses para o público entre 12 meses e 29 anos, além de profissionais de saúde de qualquer idade. A população entre 30 e 49 anos deve tomar apenas 1 dose.De acordo com o ministério, a cobertura vacinal mínima para descartar o risco de retorno da doença é de 50%.

O Rotary Club Internacional tem como principal bandeira a erradicação da poliomielite, com isso, o Rotary Club de Presidente Olegário juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde estão elaborando ações pontuais para todo o município, com o intuito de alcançar 100% do público alvo da vacinação contra poliomielite e sarampo.

 

LEIA TAMBÉM