Campanha de vacinação contra sarampo e pólio termina nesta sexta-feira(31)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo termina nesta sexta-feira (31/08). Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem receber as doses, independentemente de sua situação vacinal. Dados do Ministério da Saúde mostram que 4,1 milhões de crianças em todo país ainda precisam ser imunizadas.

Presidente Olegário já atingiu 83,19% da meta, cerca de 688 crianças já foram vacinadas, mas os números podem mudar já que ainda dá tempo de levar as crianças para vacinar e atingir a meta prevista pela Secretaria Municipal de Saúde e Rotary Club de Presidente Olegário.

Vale salientar que a poliomielite pode levar a uma paralisia de membros inferiores nas crianças e deixar sequelas permanentes, além de causar insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte. O Brasil vive surtos de sarampo em alguns estados e, por ser uma doença grave e de fácil disseminação, já que é transmitida pela fala, tosse e espirro, deve ser prevenida com a vacina injetável. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.

Este ano, a vacinação é feita de forma indiscriminada, o que significa que mesmo as crianças que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço. No caso da pólio, as crianças que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida estão recebendo a vacina injetável e as que já tomaram uma ou mais doses devem receber a oral. Para o sarampo, todas as crianças com idade entre um ano e menores de 5 anos recebem uma dose da tríplice viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Em Presidente Olegário, a meta é imunizar 100% das crianças de um ano até menores de 5 anos de idade. Os pais que não tiveram condições de levar os filhos para tomar as vacinas, ainda dá tempo. A Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite termina nesta sexta-feira (31).

LEIA TAMBÉM