Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda (23)

A Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta segunda-feira (23/03), a Campanha de Vacinação contra a Gripe. Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. Serão realizadas mais duas etapas em datas e para públicos diferentes. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio.

O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no dia 9 de maio (sábado).  Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe.

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

Em Presidente Olegário a campanha começa nesta segunda-feira (23) e vai até quarta-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde seguindo orientação do Ministério da Saúde alterou o local de vacinação, ao invés das UBS a vacina será feita na Escola Municipal Carmem Celina, no Antigo PETI (bairro Planalto) e na Escola Municipal Girlene Graçano no bairro Mateus Caixeta, de 8h as 17h.

A mudança de local é para evitar aglomeração devido a pandemia do coronavírus. O município tem 3 casos suspeitos. Na sexta-feira (28), a vacinação para idosos e profissionais da saúde será na quadra de esportes (Distrito de Ponte Firme) e na UBS de Santiago de Minas, de 8h às 17h.

A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança.

A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=13&v=FzcuVghLwRs&feature=emb_logo

Fonte: Ascom Prefeitura de PO

LEIA TAMBÉM