Câmara de Presidente Olegário vira palco de debate contra fechamento da Escola Estadual Tonico Batista

A Câmara Municipal de Presidente Olegário realizou na tarde desta quarta-feira (13/11), uma reunião ordinária no Plenário Hercílio Trajano. Durante a reunião foi realizado um debate sobre o possível fechamento da Escola Estadual Tonico Batista. Estiveram presentes vereadores, pais, professores, populares contrários ao fechamento do educandário e representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), representantes do governo estadual e imprensa local.

O prefeito João Carlos Castilho e a secretária de educação do município Ana Maria, não compareceram ao debate, o que frustrou muitos presentes. Tanto o prefeito como a secretária não eram obrigados a comparecerem na reunião, mas o posicionamento de ambos a favor ou contrário ao fechamento seria de grande valia e importância para a escola e município.

O anúncio sobre o fechamento da Escola Estadual Tonico Batista, foi feito pela Secretaria Estadual de Educação alegando a necessidade de adequar a legislação, o que não foi aceito pela comunidade e por alguns vereadores. Na última semana foi protocolado junto ao Ministério Público de Presidente Olegário, uma representação contra a decisão de fechar a escola. A População vem recolhendo assinaturas em um abaixo assinado contra o fechamento.

Os vereadores de Presidente Olegário em um ato de apoio aos pais, alunos, professores e comunidade, assinaram um “Ofício de Repúdio” ao fechamento da escola. Bruna Ferreira representando todos os pais fez uso da palavra, ela destacou a importância da escola e sua tradição e, cobrou das autoridades locais mais empenho contra o fechamento da escola.

Fizeram ainda uso da palavra Ricardo Barreto e Manoel Capelobo que mostraram a todos a importância da Escola Estadual Tonico Batista, e o prejuízo se a mesma for fechada com demissões e superlotação de salas de aulas. Atualmente a Escola Tonico Batista, com 54 anos de funcionamento conta com 27 funcionários, caso seja fechada aproximadamente 20 funcionários serão demitidos. Já Carlos Coimbra falou representando a Superintendência Regional de Ensino (SER), ele disse que a decisão do fechamento da escola foi definido no primeiro semestre e com determinação da Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Após o debate que foi de grande proveito e fortalecimento dos que lutam contra o fechamento da escola, lideranças tentarão marcada uma “Audiência” junto à Secretaria de Estado da Educação (SEE), para tentarem junto ao governo que seja reaberta as matriculas na Escola Estadual Tonico Batista. Caso seja atendido o pedido a comunidade escolar se mobilizará para divulgar e incentivar novas matriculas na escola evitando assim o seu fechamento.

Fotos: André Mendonça

LEIA TAMBÉM