Baixa umidade do ar aumenta índices de queimadas em Presidente Olegário

O período de estiagem e a baixa umidade do ar podem causar doenças respiratórias, além de aumentar as queimadas urbanas. De acordo com informações, Com a variação da umidade relativa do ar entre 20% e 10%. Com isso a atenção deve ser redobrada em toda região. Presidente Olegário completa mais de 100 dias sem chuva e a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que o sol persista ainda pelos próximos dias.

Os números se intensificam de agosto a outubro, no período mais forte de estiagem. Somente no último final de semana foram detectados dois focos de queimadas no entorno da cidade. Na sexta-feira (01), o foco foi registrado as margens da MGC-354, e preocupou empresários e transeuntes da via. Já no domingo (03), um foco de menor proporção foi registrado em uma mata próxima a Usina de Reciclagem e, foi rapidamente contido.

A população deve ficar atenta quanto aos riscos que as queimadas oferecem. As pessoas devem evitar jogar lixo na beira da estrada, porque isto pode contribuir para a propagação das chamas, Aas queimadas causam tanto danos ambientais quanto materiais à população.

Segundo informações, o período de estiagem deve durar até outubro. Vale salientar que o código de posturas prevê multa que varia de R$ 150 a R$ 1,5 mil para quem provocar queimadas. Fique atento com algumas orientações para evitar queimadas e incêndios. Confira:

• Não lance pontas de cigarro pela janela do veículo ao trafegar pelas estradas e rodovias. A vegetação seca se incendeia com maior facilidade nesse período de baixa umidade.

• Seja cuidadoso ao acender fogueiras, velas e lampiões. Procure acendê-los em local aberto retirando completamente a vegetação em volta. Se possível, enterre as sobras de carvão (brasas e cinza)

• Não se ausente do acampamento deixando a fogueira acesa ou com torrões em brasa. Também não jogue restos de fogueira em rios.

• Não jogue lixo em locais inapropriados. Latas de metal, cacos de vidro e garrafas podem se aquecer ao sol e originar queimadas.

 

LEIA TAMBÉM