Após curso do Senar, produtores rurais planejam recuperar mais nascentes em São Gonçalo do Abaeté

Produtores rurais de São Gonçalo do Abaeté, no Noroeste do estado, estão comemorando os resultados do curso de Recuperação de Nascentes, ofertado pelo Senar Minas em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais do município.

O curso tem duração de três dias. No primeiro dia, os participantes têm aulas teóricas, onde aprendem definições de nascentes, ciclo da água, e legislação ambiental. Depois, todos vão para a área de uma nascente.

“Fazemos a limpeza da nascente e todo seu entorno, construímos um solo de cimento e instalamos canos por onde passará a água. Depois fazemos proteções com pedras para os olhos d’água. Finalmente, a área da nascente é delimitada, respeitando as leis ambientais”, detalha a engenheira ambiental e instrutora do Senar, Gracielle Brito Sales.

A nascente escolhida para o trabalho fica no Sítio Pirulito, a menos de dois quilômetros da cidade. “A nascente estava praticamente seca. Há alguns meses, no período sem chuvas, passamos aperto e tivemos que utilizar água da propriedade de um vizinho”, lembra a produtora rural, Lílian da Silva.

Agora, a realidade é outra no sítio. “Desde o primeiro dia que trabalhamos na área da nascente, as coisas mudaram. A água aumenta a cada dia e está limpinha, parecendo água tratada. Nos próximos dias, vamos plantar mudas de árvores no entorno da nascente e também fazer bolsões para conter a água da chuva”, completa.

E o trabalho não deverá ficar apenas no Sítio Pirulito, segundo a mobilizadora do Senar Minas em São Gonçalo do Abaeté, Vilma Silvério. “Doze produtores rurais participaram do curso, todos ficaram extremamente felizes com o que viram. Eles estão se organizando para percorrer outras propriedades recuperando mais nascentes em nossa região”, conclui.

Fonte:Elcio Fonseca Chaves Júnior
Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas

COMPARTILHAR
Jornalista e radialista, natural de Presidente Olegário. Idealizador e responsável pelo portal PO Notícias. Redator e apresentador dos programas Jornal da Eldorado e show da tarde na Rádio Eldorado FM 87,9.