Após bombear água de represa, corpo do Sargento Filho é resgatado para sepultamento

A angústia chegou ao fim! Após um trabalho de alta complexidade, o Corpo de Bombeiros conseguiu resgatar às 12h14 desta terça-feira (20) o corpo do Sargento Paulo Filho. Ele foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Paracatu e depois liberado para os familiares. O sepultamento vai acontecer em Lagoa Grande. O bombeiro havia sido sugado por um cano de aproximadamente 8 polegadas na última quarta-feira (14).

O trabalho de 6 dias não foi fácil. Primeiro, mergulhadores da corporação foram até o local para tentar fazer o resgate do corpo. As condições não ofereciam seguranças para os profissionais. Os militares encontraram muitas dificuldades para vencer a força da água e conseguir retirar o corpo do colega. Outra tentativa foi tentar bloquear a vazão d´água com toneladas de sacos de terra, o que também não saiu como o esperado.

As comportas da represa foram abertas e o nível da água começou a baixar. No entanto, de forma muito lenta o que levaria muito tempo para garantir um resultado prático. O apoio da população começou a chegar e técnicos da Mineradora de Ouro de Paracatu contribuíram com máquinas pesadas e conhecimento técnico. Eles tentaram bloquear a tubulação com o uso de escavadeiras enormes. Até uma chapa de aço foi utilizada.

Mas os resultados não foram os esperados. Nessa segunda-feira (19), para deixar o resgate ainda mais complexo, choveu em Paracatu trazendo ainda mais dificuldades. Por fim, o jeito foi dividir a represa com o uso de escavadeira hidráulica e uma pá de esteiras para então bombear a água do local. Quatro bombas de sucção foram montadas pela Mineradora Kinross e a represa foi esgotada.

Às 12h14, o corpo do Sargento Filho foi localizado. Ele foi encaminhado para o Instituo Médico Legal para ser constatada a causa da morte e depois será liberado para os familiares. Ficou decidido que o sepultamento será na cidade de Lagoa Grande, mas ainda não há confirmação do horário.

Fonte: Patos Hoje

LEIA TAMBÉM