Agentes penitenciários são presos em operação contra comércio de drogas e uso de celulares dentro de presídio

Dois agentes penitenciários foram presos preventivamente durante a Operação “Cerberus”, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Paracatu e pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), nesta terça-feira (12).

A operação tinha como objetivo combater o comércio de drogas ilícitas e aparelhos celulares dentro da Unidade Prisional de João Pinheiro, no Noroeste de Minas. Ao todo, foram cumpridos 12 mandados nas cidades de Paracatu e João Pinheiro.

Segundo o MPMG, dos mandados cumpridos, oito foram de busca e apreensão – sendo que destes, quatro foram cumpridos em Paracatu e quatro em João Pinheiro. A unidade prisional também foi alvo de um mandado de busca e apreensão e passou por uma vistoria geral.

Durante o cumprimento do mandado na unidade, dois detentos foram conduzidos ao hospital após passarem mal, eles supostamente teriam ingerido alguma substância para escondê-la, segundo o MPMG.

Outros quatro mandados de prisão preventiva também foram cumpridos na operação. Além dos agentes penitenciários, foram presos um detento e a esposa de um dos agentes.

Conforme o MPMG, um dos agentes foi preso em flagrante após encontrarem munição de uso restrito em sua casa sem que ele tenha posse ou porte para tal.

Durante as investigações, que começaram em 2018, foram identificados agentes penitenciários que levavam drogas e aparelhos celulares para o presídio de João Pinheiro mediante pagamento à vista. Após a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) realizar levantamentos preliminares, a 1ª Promotoria de Justiça de João Pinheiro instaurou um procedimento de investigação criminal para apurar os fatos.

Na ação desta terça-feira, foram empenhados dois promotores de Justiça, 43 Policiais Militares e 52 agentes penitenciários de Unaí e João Pinheiro.

Fonte:G1

LEIA TAMBÉM