Lagoa Formosa completa 55 anos com inauguração de hospital, entrega de comenda e bolo de aniversário

A cidade de Lagoa Formosa completou nesta Quinta-Feira (01/03) seus 55 anos de emancipação política e administrativa. Para comemorar seu aniversário foi preparada pela prefeitura municipal uma programação especial. As atrações começaram às 07h00 da manhã com a realização de missa em ação de graças na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade. Em seguida aconteceu Ato Cívico Cultural e Recreativo, que neste ano de 2018 foi realizado na Rua Coronel Cristino 601, Centro, em virtude da inauguração do Hospital Municipal “Dr. Felisbino Pacheco da Fonseca- Dr. Bininho”, que foi oficialmente entregue à população após o descerramento da placa, ato que contou com a presença dos familiares do homenageado.

As comemorações pelos 55 anos de Lagoa Formosa ainda contaram com a presença do prefeito, João Martins de Paula, do presidente da Câmara Municipal, Geraldo Célio Nunes de Macedo (Nelinho) e demais vereadores, do secretário de Administração, Governo e Obras, José Wilson Amorim e das secretárias de saúde e educação, Camila Matos e Ilma Marques, respectivamente. Também marcaram presença nas festividades autoridades civis e militares, lideranças políticas regionais e uma grande parte da população da cidade de Lagoa Formosa, que esperou pacientemente pelo momento de cortar e servir o bolo pelo almoço, que foi oferecido a todos os presentes.

O Sindicatos dos produtores rurais também divulgou um vídeo parabenizando a cidade veja abaixo:

Durante a solenidade ainda foi feita a entrega da Comenda Prefeito Zico Carneiro, aos homenageados Adão Francisco da Mota (Adão da folia), Calimério Babilônia, Darci Gonçalves Pereira, Francina Moreira de Magalhães (Dona Cina), Gaspar Moreira Gomes (Nego Cavaco) e Gerson dos Santos (Pelé). Todos são pessoas de contribuem de forma ativa para o progresso do município. Logo após teve o lançamento da chave solidária do Rotary Clube de Lagoa Formosa e corte do bolo. Também foi servido almoço a todos os presentes. As comemorações de aniversário de Lagoa Formosa terminam na sexta (02) com a inauguração da Ponte sobre o Córrego Babilônia (Marianos) que receberá o nome de “Ponte Maria Ferreira Borges”. A solenidade está marcada para ocorre às 16h00.

De acordo com a secretaria de Educação e Cultura, Ilma Aparecida Marques, uma das atrações mais esperadas das comemorações é o momento de cortar e distribuir o bolo, que será entregue gratuitamente a todos os presentes ao evento. Na tarde desta quarta-feira (28/02) dezenas de pessoas, entre servidores públicos e voluntários, trabalharam incansavelmente na preparação do presente especial que será servido aos lagoenses. A maioria das pessoas que ajudam na confecção do bolo realizam os trabalhos por puro prazer, como é caso da Secretária de Educação do Município.

HISTÓRIA DA CIDADE:

Lagoa Formosa, antigo distrito criado em 1880 e subordinado ao município de Patos de Minas, foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 2764, de 30 de dezembro de 1962. Por volta de 1771, tropeiros que moravam na Fazenda Catiguá (hoje Patrocínio), saiam explorando os cerrados até a cidade de Paracatu. Numa destas explorações, já cansados de tanto andar, resolveram acampar a beira de uma lagoa. Como o local tinha terras férteis e eram plausíveis de moradia, muitos se fixaram no local e denominaram de “Lagoa dos Tropeiros”, este sendo então o primeiro nome de Lagoa Formosa. Os moradores da localidade de Lagoa dos Tropeiros se mostraram bastante fiéis a Nossa Senhora da Piedade, realizavam novenas em suas casas, e devido ao aumento no número de fiéis, resolvera-se então em 1856 erguer uma igreja em homenagem a padroeira do local.

Devido a padroeira, Nossa Senhora da Piedade, em 1858, a lei nº: 878 criava o Distrito de Nossa Senhora da Piedade. O distrito de Nossa Senhora da Piedade, vinha tendo um alto crescimento, até que em 1938, a lei de nº: 148 mudou a denominação do Distrito para Lagoa Formosa, pertencente na época a Patos de Minas. A lei que tornou o distrito de Lagoa Formosa em Município de Lagoa Formosa, fora assinada em 1962, mas apenas em 1º de março de 1963, aconteceu à instalação sob a intendência do Sr. Leôncio Nunes Álvares. O primeiro prefeito do então município foi eleito em 1º de Setembro de 1963, sendo este o Sr. Geraldo Mundim dos Reis.

Matéria: Vanderlei Gontijo

LEIA TAMBÉM