Fiéis madrugam para celebração e procissão dos “Homens” no Santuário de Andrequicé

A devoção a Nossa Senhora da Abadia é antiga no município de Presidente Olegário e região. No último dia de uma das mais tradicionais festas religiosas do interior de Minas Gerais, fiéis madrugaram para assistirem a “Missa dos Homens” como é conhecida e participar da procissão com o Sagrado Coração de Jesus.

Movidos pela fé na santa, os fiéis madrugaram, a tradicional missa e procissão teve início às 05h da manhã e, reuniu centenas de fiéis de Presidente Olegário, cidades vizinhas e até de outros estados, tudo para agradecer a Nossa Senhora da Abadia ou para pedir milagres.

Depois da missa e procissão, a Igreja de Andrequicé permaneceu lotada. Filas enormes se formaram para chegar aos pés da santa. Os fiéis também dedicaram tempo para orações na centenária Capela dos Milagres. Daqui a pouco, às 16h acontece a santa missa, procissão, coroação e encerramento da festa. A organização da missa e procissão de encerramento é da Comunidade de Barreiro de Minas. Nesta sexta-feira (16), as 06h acontece a missa de despedida dos romeiros.

Origem da Festa

A Romaria de Andrequicé tem origens no final do século XIX, quando foi feita a doação do terreno e teve início as celebrações e peregrinações em homenagem à Nossa Senhora da Abadia. A festa religiosa conta com a presença de romeiros de diferentes partes do estado de Minas Gerais e de filhos da terra residentes em outros estados e regiões, como Goiás e Distrito Federal. O evento conta com a participação na organização e infraestrutura das prefeituras de Presidente Olegário, João Pinheiro, São Gonçalo do Abaeté, Varjão de Minas e de suas respectivas paróquias ou dioceses.

A comemoração ao dia de Nossa Senhora da Abadia em Andrequicé foi fundada há mais de um século, quando na época os fiéis deslocavam para o povoado a pé, a cavalo e de carro de bois. Mas com o passar dos tempos a festa passou por várias modificações, porém na última década a população vem se preocupando com o resgate da tradição, e vem buscando as origens da festa com o surgimento da cavalgada e da Romaria dos carros de bois.

Fotos: Fabiano Lucas

 

LEIA TAMBÉM